Quem nunca sofreu aquela piadinha de não gosto, ou foi alvo de risadinhas dos colegas?
Bullying, breve definição: é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos , praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. O bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida.
As vítimas geralmente crianças e adolescentes, começam com apelidos e se tornam ofensas.
Sempre fui magrela e baixinha, na escola recebia muitos apelidos fé mal gosto, como Olivia Palito, anã de jardim, tampinha, smilinguida. A verdade é que eu realmente não me importava com isso. Porém, essa semana, resolvi ouvir alguns casos e me deparei com histórias que realmente desconhecia.
No geral, a pessoa que sendo agredida (fisicamente ou moralmente) se isola, sente medo de falar sobre o caso e ser agredido pela denúncia. Fica quita, "na sua", também, dificultando que alguém descubra.
O agressor inferioriza e se impõe sobre o outro, na tentativa de supera-lo em termos físicos e psicológicos para satisfazer seu ego.
Quando o agredido se isola, deixa que o outro se sobreponha a ele, acarretando em outros problemas como depressão, obesidade, estresse, choro compulsivo e até mesmo desistência da escola.
Devemos atentar para as brincadeiras de mal gosto e apelidos, pois para o agressor muitas vezes é somente uma brincadeira, mas para quem as recebe, nem sempre.
Se você comete o bullying, reveja seus conceitos. Se você sofre, converse com alguém de confiança que possa lhe ajudar.
"No final das contas, felizes são os que promovem a paz..."
0 #type=(blogger) :
Postar um comentário